Questionado quando foi a última vez que perdeu para o Santos na Vila Belmiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo pensou durante alguns segundos e respondeu: “rapaz, nessa aí você me pegou.”
A última derrota do treinador pentacampeão brasileiro no estádio santista, sem contar o período em que ele comandou o time da casa, foi em 1998. Na época ele dirigia o Corinthians e sucumbiu diante do Santos, de Emerson Leão, por 2 a 1, no primeiro jogo das semifinais do Campeonato Brasileiro. Nas partidas de volta no Pacaembu, reagiu e levou o clube de Parque São Jorge à decisão do Nacional.
De lá para cá, Luxemburgo visitou a Vila mais três vezes: ganhou duas (em 2001, pelo Corinthians, e em 2003, pelo Cruzeiro) e empatou uma (em janeiro de 2008, pelo Palmeiras).
Dessa forma, o bom retrospecto do treinador na Baixada Santista pode ser o trunfo para o Palmeiras encerrar um tabu de quatro anos sem bater o Santos fora de casa – a última vez foi em 2004, vitória por 4 a 0, com dois gols de Vágner Love.
“O fator casa lá é muito forte. Na Vila é muito difícil ganhar do Santos, como é difícil ganhar do Palmeiras no Parque Antarctica. Mas é muito gostoso jogar lá, construí uma história bonita“, comentou.
Ele acredita que o rival adotará uma postura ofensiva no clássico deste domingo, que começa às 17h. “Na Vila o Santos joga pra cima. Isso é uma característica histórica do clube em casa, não tem como mudar“, observou.
Luxemburgo elogiou Márcio Fernandes, técnico que deixou as categorias de base do clube alvinegro e assumiu o time principal durante o Campeonato Brasileiro. “Ele tem um grande potencial, é um jovem que promete e conhece bem esquema tático. Conversava bastante com ele na época de Santos, e ele conquistou seu espaço por merecimento. É um bom profissional e uma excelente pessoa.”
Antes de assumir o Palmeiras, Luxemburgo trabalhou na equipe da Baixada em 2006 e 2007, onde foi bicampeão paulista. Em 2004, levou o Santos ao título brasileiro.
Via: UOL Esportes