Tornou-se clássica a cena do elenco palmeirense em roda, ajoelhado, rezando diante do torcedor no Allianz Parque. Nesta terça-feira, dia da reapresentação do Palmeiras na Academia de Futebol, o técnico Cuca novamente chamou os jogadores para uma conversa, a fim de preparar o time para a semana decisiva do Campeonato Brasileiro.
Por vezes criticado pelo estilo de jogo, apelidado de “Cucabol“, o time tem sido eficiente nas bolas paradas e regular para se manter na liderança desde junho. O Palmeiras já superou o estigma de não se dar bem em pontos corridos, pois a atual campanha já é a melhor do clube nesse tipo de regulamento. “A verdade é que aprendemos a jogar pelo resultado para sermos campeões. Paramos de ser um time de espetáculo para ser um time que quer ser campeão“, disse o técnico Cuca.
“O Palmeiras até aquele jogo do primeiro turno era um. Jogava bonito, tranquilo, colocava os meninos para jogar, Vitinho (meia do sub-20), jogava com naturalidade, porque era uma etapa do campeonato. Quando tivemos o momento ruim contra Atlético (0 a 1), Botafogo (1 a 3) e Chapecoense (1 a 1), era um jogo decisivo contra o Vitória, não tinha mais a confiança para fazer aquilo. E aprendemos a jogar pelo resultado para ser campeão“, analisou.
Substituto de Mina na vitória do último final de semana sobre o Botafogo, Thiago Martins não esconde a ansiedade da semana pré-título. O jovem de 21 anos comemorou a folga da última segunda-feira para se afastar da rotina tensa do dia a dia de quem pode ser campeão logo.
A difícil concorrência contra Santos, o segundo colocado, e o Flamengo, o terceiro, dão mais peso aos números atuais. Afinal, o atual aproveitamento dos pontos dos dois maiores perseguidores do Palmeiras neste ano é o maior de um segundo e terceiro lugares da era dos pontos corridos (63 e 62%, respectivamente), empatado com 2012.
Aliando o bom futebol do primeiro turno com a pegada do segundo, o Palmeiras hoje é o dono do segundo melhor ataque, melhor defesa, maior saldo de gols, é o melhor visitante e a equipe que mais somou pontos em cada um dos turnos. Independentemente de sua preferência, é inegável que a estratégia funcionou.
Fonte: Globo Esporte.