O Superior Tribunal de Justiça Desportiva suspendeu o meia Valdivia por dois jogos, em julgamento realizado nesta segunda-feira. O jogador foi punido por ter forçado o cartão amarelo na partida contra o Paraná, mas o gancho não trará prejuízo ao atleta nesta Série B do Campeonato Brasileiro.
Curiosamente, o meia sentiu lesão em treino e acabou não jogando contra a seleção iraquiana. Pesou contra o chileno o fato de ele ter admitido, na saída do campo, que havia forçado o cartão.
Como estava pendurado e viajaria para disputar um amistoso pelo Chile contra o Iraque, Valdivia demorou para deixar o campo ao ser substituído e admitiu após vitória sobre o Paraná que forçou a situação.
O problema para o Palmeiras foi a interpretação do STJD, que denunciou o atleta e conseguiu a punição, com base em um artigo pouco específico (258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que se refere a “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”.
Como está se recuperando de lesão e novamente convocado para defender a seleção do Chile, contra Venezuela e Espanha, dias 6 e 10, o meia já desfalcaria o Verdão nos jogos contra Chapecoense, Atlético-GO e ASA.
O atacante Leandro também foi julgado nesta terça, enquadrado no mesmo artigo, pois teria simulado uma falta, mas acabou absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O atleta só está fora do jogo desta terça por conta de suspensão automática.
Fonte: Globo Esporte.