O goleiro do São Paulo Rogério Ceni, o lateral-esquerdo do Santos Kléber e o meia do Palmeiras Valdivia concorrem ao prêmio de ‘Rei da América’, concedido pelo jornal uruguaio “El País” desde 1986.
Na última parcial publicada pelo periódico, o palmeirense aparece como o jogador em atividade no futebol brasileiro mais bem colocado, a três pontos dos líderes Cláudio Rodriguez( paraguaio, lateral do Boca Junior-ARG), Salvador Cabañas (paraguaio, atacante do América-MEX), Guillermo Ochoa (mexicano, goleiro do América-MEX) e Hugo Ibarra (argentino, lateral do Boca Juniors-ARG).
Ceni, há dois meses brigando pela liderança, vem logo atrás. Ele também concorre com outros nome para ter o nome na seleção ideal do continente.
Além desta premiação, o periódico irá eleger a equipe ideal e os técnicos que mais se destacaram nesta temporada, tanto na América do Sul quanto na Europa.
Os jornalistas dos respectivos continentes podem votar até as 14h (local) do dia 29. O anúncio dos vencedores será no dia 30.
Os brasileiros agraciados pelo prêmio foram os atacantes Bebeto (1989) e Romário (2000), o meia Raí (1992) e o lateral Cafu (1994). Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho também foram coroados, mas já estavam no futebol europeu.
O maior vencedor entre os sul-americanos é o argentino Carlitos Tevez, com três premiações seguidas entre os anos de 2003 a 2005 (neste ano, jogando pelo Corinthians). O francês Zidane é o recordista, com quatro.
Entre os técnicos, os brasileiros vencedores foram Lazaroni (1989), Telê Santana (1992) e Luiz Felipe Scolari (1999 e 2002).
Via: GloboEsporte.com