O técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, foi punido nesta segunda-feira com uma multa de R$ 5 mil pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo. O treinador foi julgado por uma agressão verbal contra o árbitro que apitou o clássico com o Corinthians, Cléber Wellington Abade.
Luxemburgo respondeu pelo artigo 188 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê: “Manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra membros do Conselho Nacional de Esporte (CNE); dos poderes das entidades desportivas ou da Justiça Desportiva, e contra árbitro ou auxiliar em razão de suas atribuições, ou ameaçá-los“.
Inicialmente, o artigo 188 prevê punição de 30 a 180 dias. Porém, Luxemburgo acabou denunciado com base em um parágrafo anexo do CBJD, que aumenta a variação do gancho para 60 até 360 dias “quando a manifestação for feita por meio da imprensa, rádio, televisão, internet ou qualquer meio eletrônico“. Apesar disso, o treinador acabou levando apenas a multa.
O lateral-direito palmeirense Fabinho Capixaba também foi julgado por sua expulsão no empate de 1 a 1 com o Corinthians. Assim como o técnico, o jogador também pegou uma pena branda. O atleta pegou apenas um jogo de suspensão, mas já cumpriu e está liberado.
Via: JustiçaDesportiva.com.br