Um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, Marcos viveu uma fase difícil devido a uma seqüência de lesões. Tanto que, no ano passado, pensou em encerrar a carreira. Agora, tudo mudou. O goleiro está totalmente recuperado e exibe uma forma invejável. No Campeonato Brasileiro, ele comemora a participação nas 29 rodadas.
Somente outros cinco atletas atuaram em todas as partidas da competição: os goleiros Fábio (Cruzeiro), Harlei (Goiás), Victor (Grêmio) e Wilson (Figueirense), além do meio-campista Rafael Carioca (Grêmio). Na temporada 2008, Marcos acumula 53 apresentações pelo Alviverde. Seu recorde aconteceu em 1999, com 59 jogos.
‘Acho que a regularidade do Marcos tem a ver com a pré-temporada que fizemos com ele no começo do ano. Dosamos um ritmo especial para ele, que vem agüentando o ano como se fosse um garoto. Ele tem treinado com muita desenvoltura e sendo um diferencial no grupo‘, explicou o preparador físico Antonio Mello.
Já o fisioterapeuta Nilton Petroni, o Filé, ressaltou a postura de Marcos, que colabora de força decisiva para a sua participação na maioria dos jogos do Palmeiras no ano.
‘O Marcos é um goleiro experiente e sabe como ninguém o que é preciso ser feito para ele manter um bom desempenho dentro de campo, tanto na parte física quanto muscular e emocional. Ele está vivendo um ótimo ano porque soube conciliar tudo isso dentro de um planejamento que foi feito em conjunto com a comissão técnica.‘
Aos 35 anos, Marcos reconhece a surpresa pelo bom desempenho no ano. ‘Eu sabia que podia voltar a jogar em alto nível, mas não esperava atingir um número elevado de jogos porque tinha a concorrência do Diego Cavalieri, que atravessava um excelente momento no início do ano’, disse.
Via: GazetaEsportiva.Net